Bom, esse é nosso último post sobre armas científicas. Fiquei feliz por que durante duas semanas consecutivas Armas Biológicas foi a postagem mais visitada. Obrigado leitores e não esqueçam das Armas Químicas.
Então, continuando nosso assunto, o homem sempre sentiu a necessidade de superar-se, mas não uma superação própria, era uma superação sobre os outros humanos, como uma competição intraespecífica. No entanto, não percebemos que ambos os lados são prejudicados.
As armas nucleares são artifícios que utilizam a fissão ou fusão de átomos para liberar bastante energia. O episódio mais conhecido foi no final da Segunda Guerra Mundial, quando os EUA lançaram duas bombas atômicas modelo fissionar nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.
Na primeira foi utilizado Urânio, a fissão desse elemento produziu 21 Ktons de energia, equivalente a 21.000.000 de Kg de TNT (Explosivo Nitrocomposto). Sabendo que para demolir um prédio de 20 andares são utilizados de 100-500 kg de TNT, a bomba de urânio lançada sobre Hiroshima tinha a capacidade de demolir 42.000 prédios desse porte. Estudos afirmam que menos de 10% das construções dessa cidade ficaram em pé.
Na segunda, a lançada sobre Nagasaki foi utilizado Plutônio fissio, um pouco mais complexa que a primeira e mais destrutiva. A explosão gerou 23 Ktons (23.000.000 Kg de TNT). A claridade gerada cegou quem olhou diretamente e pulverizou quem estava à 1 Km de distância. Foi uma destruição total. Além disso, Há algumas características físicas que poucas pessoas sabem, por exemplo: as bombas citadas acimas não explodiram em contato com o solo, pois grande parte da energia seria absorvido pelo mesmo, elas explodiram a 200 m do chão.
Mecanismo |
Citamos até aqui armas que usam a fissão de átomos para dispersar grandes quantidades de energia, porém há um tipo de arma nuclear que utiliza fusão de átomos de hidrogênio. A força da fusão é imensuravelmente maior que a fissão. 2g de H em fusão podem propulsionar um foguete à lua. Imagina o poder de destruição de 10kg disso, valei-me.
Pessoal, armas nucleares geram polêmica, por que há muita politica mundial envolvida nisso, mas estamos aqui em busca apenas das características químicas e físicas. Por aqui encerramos nossa série, muito obrigado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário