quarta-feira, 16 de março de 2016

Bóson de Higgs

         

Bóson de Higgs


    Com certeza os amantes da série "The Big Bang Theory" já ouviram Sheldon Cooper pronunciar essa partícula. O Bóson de Higgs é conhecido como "partícula de Deus" pois é uma das teorias mais aceita para explicar a organização do universo.
    Se as partes constituintes da matéria(seis tipos de quarks, e seis tipos de léptons) fossem crianças no shopping , o campo de Higgs seria como aquela piscina de bolas de plástico coloridas das áreas de recreação infantil. Cada uma das bolas representa um bóson. Coletivamente elas oferecem a resistência suficiente para impedir que a criança (elétron) caia nas profundezas do Universo. Porém, esse modelo afirma que os constituintes da matéria (crianças) apenas ganhassem massa ao passar pelo Campo de Higgs. Algumas não interagem, assim não ganham massa. Outras a medida que interagem com o campo ficam mais pesadas.
    O campo de Higgs existe em todo o Universo. surgiu há um trilionésimo de segundo após o Big Bang. Porém, como todo campo de força, ele precisa ter uma partícula correspondente e, neste caso, chama-se Bóson de Higgs, fundamental para a física quântica. Muitos cientistas procuram, por meio de colisores de partículas, provar a existência de bóson.
     O Bóson de Higgs foi descoberto em 2012, mas ele não é exatamente o que esperávamos, pois junto com ele deveria haver outras partículas. De acordo com alguns físicos, isso significa que o universo em si não é o que nós pensávamos também. Acredita-se que apenas 4% do universo é matéria: o restante seriam matéria escura e energia escura, que podem ser ainda mais difíceis de serem observadas, mais um ponto para fé.  


Fonte:http://hypescience.com/ 
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário