Diariamente nos deparamos com situações onde nossos equipamentos eletrônicos ficam lentos, travam, nos deixando impacientes e chateados. Diversos fatores externos e internos podem esquentar o seu aparelho, o mau uso da bateria, uso de carregadores de baixa eficiência, a temperatura do ambiente exposto e o tempo de uso do aparelho, são alguns deles. Com o uso contínuo de equipamentos eletrônicos, parte da energia elétrica é perdida na forma de calor pelo efeito Joule, e consequentemente, ocorre o aquecimento do equipamento. Isto pode ocasionar algumas alterações no funcionamento do dispositivo, com a variação da temperatura o fluxo de elétrons fica dificultado, e o espalhamento dos mesmos acontece com maior intensidade, isso pelo fato da energia térmica agitar as moléculas, aumentando sua resistência elétrica e diminuído sua eficiência.
O aumento da temperatura também pode afetar o desempenho de processadores, pois absolutamente todos os modelos atuais são desenvolvidos a base de transistores, que por sua vez usam semicondutores como material principal. Essa maravilha [os semicondutores] apesar de serem um dos materiais mais usados na engenharia e possuírem aplicações em diversos campos da tecnologia possuem limitações quando usados em temperaturas acima de 60°C (um carro exposto ao sol pode atingir até 70°C), podendo afetar para sempre o seu dispositivo.
Outro fato muito interessante acontece com a capacitância de
alguns capacitores, esta se altera com variações na temperatura
proporcionalmente ao coeficiente de capacitância com temperatura (TCC) e
mais uma vez voltando a reduzir o desempenho da máquina, vale ressaltar que a tecnologia usada em algumas telas touch screen usam o efeito capacitivo como princípio, podendo afetar a sensibilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário